Pesquisar este blog

EDIFICADOS #3






O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Salmos 145:14

Estamos diante de um texto notável e cheio de graça, este salmo reverbera com mais clareza no evangelho de Jesus Cristo: 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30.

Nos alegramos porque aprendemos que Deus não esquece dos vacilantes, nem dos fracos, a majestade Divina se importa com a fragilidade e necessidade humana.

A. O Senhor Sustenta (sãmakh) a todos os que caem. 


a) Saber que o Rei da gloria se importa conosco é algo maravilho, mais maravilhoso é ainda saber que o Rei da gloria é o nosso sustento, o Senhor sustenta todo os vacilantes e sua gloria não é empecilho para sustentar seus filhos caídos.


b) Quando analisamos etimologicamente a palavra sustentar (sãmakh), compreendemos verdades preciosas, pois ser sustentado pelo Senhor, é o mesmo que ter; "uma escora", "um apoio", "algo que você pode se apoiar”. Todos os que caem podem e devem buscar sustento do Senhor nosso Deus.


B. Levanta a todos os abatidos. 


a) Está porção das sagradas letras, garante a todos os abatidos segurança, prontidão, ajuda, e revela a motivação do coração de Deus em relação aos que caem, que é de sempre os ajudar.


b) O Rei da gloria não apenas tem prazer em sua gloria, mas também em glorificar seus filhos, "levanta (zãqap)" é semelhante a; “aprumar, erguer” os abatidos. Os quebrantados verão esta palavra se cumprindo em suas vidas, o livro de Jó confirma essa sentença: 


Levanta os abatidos, e os desanimados e chorosos são exaltados em segurança. Jó 5.11.

Gloria, honra e louvor seja dada ou nosso Deus e Senhor para todo sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário